festival dos festivais

Deborah Rosa é homenageada no último dia de Enart

Jaiana Garcia

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: divulgação DT Querência das Dores
Pedestal usado pela cantora nas apresentações foi decorado pelo marido, o artista visual Luciano Santos, e usado durante a apresentação no lugar ocupado por ela

O último dia do Encontro de Arte e Tradição Gaúcha (Enart) 2021 contou com apresentações de dois grupos de Santa Maria. Representando o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Farroupilhas, Aline Martins Linhares participou da declamação feminina. Já o Departamento Tradicionalista (DT) Querência das Dores se apresentou na categoria danças tradicionais. A apresentação foi em homenagem à cantora Deborah Rosa, que morreu em março deste ano, aos 45 anos. Deborah foi cantora solista do DT durante cinco anos. A apresentação, que aconteceu pela manhã, foi baseada em músicas que Deborah cantava e que ficaram marcadas pela voz dela. Com o grupo, a cantora ganhou o prêmio do Melhor Musical de Invernadas em 2016 e foi duas vezes vice-campeã do Enart. 

Projetos injetam R$ 200 mil na cultura local

- Foi uma perda muito grande para o nosso grupo. Hoje pudemos homeageá-la e foi muito emocionante - disse o músico Igor Tadielo, que conviveu com Deborah nos cinco anos de Querência das Dores. 

O pedestal que Deborah usava nas apresentações foi colocado no mesmo local que ela ocupava nas apresentações. O marido, o artista visual Luciano Santos, foi quem decorou o pedestal. No texto de apresentação, o grupo citou a saudade da cantora, a luz, a alegria, a força e o amor que foram marca da personalidade de Deborah. 

"Deborah Rosa, nossa eterna cantora, que foi sempre a estrela guia dos momentos mais importantes e felizes da nossa caminhada permanecerá sempre viva em nossos corações. Uma figura emblemática que esbanjava alegria neste festival através do seu talento e carisma", dizia um trecho do texto.

Veja como foi a apresentação:


O Enart 2021 foi realizado no Ginásio Poliesportivo de Santa Cruz do Sul. Em 2020, o evento foi cancelado em função da pandemia da Covid-19. Neste ano, veio com um formato diferente e a categoria de danças tradicionais não será competitiva, apenas as categorias individuais. Denominado Festival dos Festivais 2021, o evento reuniu também participantes do Festival Gaúcho de Danças Tradicionais (Fegadan) e do Festival Gaúcho de Chula (Fegachula) .

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Pozzobom afirma que irá a Recife para acompanhar situação da ESA

Enem 2021 terá medidas de segurança contra a Covid-19 Próximo

Enem 2021 terá medidas de segurança contra a Covid-19

Geral